Pelourinho de Castelo de Vide




Castelo de Vide, Julho de 2008

O Pelourinho de Castelo de Vide data, provavelmente, de 1721, quando foi construído o novo edifício dos Paços do Concelho, que se transferiram da Rua de Santa Maria de Cima para o local actual. O antigo pelourinho, de gaiola, estava implantado junto à barbacã leste, na saída da vila para o arrabalde, local então destinado a mercados e feiras e onde confluíam as principais artérias da vila. O primitivo pelourinho terá sido destruído, cerca de 1631, em virtude da necessidade de alterar o sistema fortificado medieval, que levou, entre outras, a uma profunda remodelação do lado sudeste da fortaleza, substituindo-se a barbacã por novas soluções arquitectónicas do sistema abaluartado.
Já no século XX, entre 1941 e 1942, a Câmara Municipal procedeu a uma ligeira deslocação do pelourinho, de modo a alinhá-lo com os Arcos do Átrio e com a estátua de D. Pedro V, localizada do lado oposto. O pelourinho foi, então, reconstruído com algumas pedras que estavam guardadas na câmara da vila, tendo-se executado as que faltavam.


Junho de 2017

Pelourinho de bloco prismático, com soco de cinco degraus quadrangulares, onde assenta base paralelepipédica, fuste cilíndrico e liso, remate em capitel cúbico, ostentando numa das faces um escudo com as armas da vila e coroa, encimado por pequena esfera.



Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Sem comentários: