Memória futura (2)




Vila Viçosa, Janeiro de 2023

Monumento de homenagem à poetisa Florbela Espanca: Busto executado em mármore para o monumento projectado em Vila Viçosa, com plinto do arquitecto Raul David, inaugurado no dia 17 de Maio de 1964 (no âmbito das comemorações do 70.º aniversário do nascimento da poetisa). Originalmente, o monumento foi colocado no jardim designado Mata Municipal de Vila Viçosa, junto ao coreto, tendo sido mais tarde transferido para a Avenida Bento de Jesus Caraça, junto ao Cine-Teatro Florbela Espanca. O busto, feito em bronze, em 1955, pelo escultor Raul Xavier (que já por aqui passou com a sua estátua de São Vicente), foi oferecido pelo artista ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.











Monumento de homenagem ao pintor Henrique Pousão: Busto da autoria do escultor portuense Américo Gomes (1880-1964), executado em 1936. Foi o primeiro monumento escultórico público a ser inaugurado na vila ducal, em 20 de Março de 1943. Encontra-se na Praça da República, no outro extremo do eixo que o liga ao monumento a Florbela Espanca.







Monumento de homenagem ao matemático Bento de Jesus Caraça: Estátua em bronze cuja autoria ainda não consegui identificar. Está situada no meio de uma esplanada, na Praça da República.

Sem comentários: