Praia de Pedrógão

As férias!!!
Tudo começou por sermos um grupo de amigos que estuda em Portalegre.
Depois dos exames estava tudo a pensar em praia, férias, noitadas… e foi então que nos juntámos para planearmos umas férias "baratuchas"...

Onde vamos?
Pensámos logo em alugar um apartamento para todos, mas o dinheiro era escasso. Foi numa conversa com outro amigo adepto do campismo, que optámos por escolher um parque de campismo em Portugal para fazermos as nossas férias.

Praia... campo...
Como éramos 7, as hipóteses eram muitas: Algarve, Costa Alentejana, mais acima...
Como a Marufas era de Pedrógão Grande, conhecia melhor as praias perto de Leiria e falou-nos da Praia de Pedrógão, fartando-se de apregoar o seu parque de campismo de 3 estrelas!!! Já estávamos fartos de a ouvir!...

Praia de Pedrógão

A viagem...
E fomos para a Praia de Pedrógão. Partimos de Portalegre com malas para uma semana de férias, que mais parecia para 3 meses.
Fomos com um amigo do Balsa, o Mano que era estudante da Academia Militar. De carrinho até ao Entroncamento, para nos encontrarmos com a Joana e os pais, que iam levar a filha para férias.

Praia!...
Chegámos lá e aquilo era... fantástico! Um parque com bar, restaurante (tudo muito barato), com supermercado, casas de banho com espelhos e chuveiro, sítios para lavar a loiça e perto das tendas havia umas torres de cimento com 1 metro de altura com tomadas para carregar telemóveis e outras coisas mais. Fantástico!

Então e a praia?...
A praia fica do outro lado da rua. É só sair do parque e atravessar a rua que encontramos uma praia linda! Um pouco fria à tardinha, mas muito quente de dia.

Parque de campismo

Aiaiaiai...
Como bons portugueses que somos, queremos ficar logo bronzeados no primeiro dia!
Nas primeiras horas da manhã foi um luxo de protector solar, mas depois do almoço (pelas 15 horas) foi a loucura do bronzeador!
Depois de quase 7 horas de sol, descobri que tinha o maior escaldão da minha vida! Estávamos tão inchados que nem nos reconhecíamos uns aos outros! "Creminho!", gritava eu, para me darem o creme Nívea ou outro qualquer... Durou-nos a semana toda! E foi o primeiro e o último dia que fomos à praia... todo o dia!

Namoros!!...
A Tê queria "curtir" as férias, mas trazia na bagagem o "ex" dela, o Ju. Enquanto que o Balsa e a Marufas davam vida à canção "The Love Boat" e a Tê e o Mano iam lançando olhares melosos um ao outro, eu aturava os ataques de ciúmes e existencialismo do Ju... Ai!

Comidinha!
Como era a primeira vez que íamos para um parque de campismo, pensávamos que faríamos sempre as refeições nas tendas. Por isso, comprámos milhentas latas de conservas, fruta, sumos, arroz, levámos panelas, tachos, um fogão pequenino e gás... Resumindo, levámos uma tenda só para a comida.
Como o restaurante era a 3 euros a refeição e com sobremesa e café eram 5 euros, decidimos levar a comida de volta para Portalegre e começámos a comer no restaurante...

Noitadas!
Fomos à discoteca "Stress-less" que tinha a pior música de toda a minha vida! Mas o mais engraçado foi a salsada de culturas que encontrámos, nunca antes vista por estes belos olhos. E o que me fez mesmo rir foram as várias maneiras de dançar desta miscelânea de gentes. Juro! Parecia que estávamos num filme. Matrix! Muitos movimentos eram iguais aos do Matrix!!!

Praia de Pedrógão

Ladras!!!
Esta juventude...
A Joana queria comprar um biquíni num mercado diário que há à entrada da praia. Coisas muito baratas! Enquanto ela foi experimentar um, a Marufas foi buscar outro e deu-lhe para ela experimentar. Ficou com dois no vestiário... A senhora da banca foi lá, a Joana disse que não lhe servia e deu-lhe um dos biquínis. A Marufas entrou no vestiário enquanto que a Joana se vestia, agarrou no biquíni que lhe deu e meteu-o na mala! Ao sairmos da banca, disseram-me. Fiquei vermelha! Acho que corri dali para fora, pois estava com medo de levar um "arraial de porrada" daquela gente toda!!! Os outros é que a fazem e eu é que fico com cara de parva! Pelo menos a Joana ganhou uma prenda...
Mas ainda não acabou!
Durante as férias este exercício de "levar ao bolso" contagiou o grupo e todos queria provar que eram capazes de levar uma recordação para casa, sem pagar...
A Joana "levou" um baralho de cartas de uma loja, o Balsa uns chinelos de praia para a Marufas, de uma mercearia, a Marufas repetiu a proeza e "levou" um conjunto de pires e chávena para a mãe do Balsa... Acho que foi só. Eu não consegui, pois pensava sempre no que me podia acontecer se fosse apanhada! Ai!

Conselhos
> Não levem muita comida para a Praia de Pedrógão, pois podem lá comprar coisas muito baratas e as refeições dentro do parque também são baratas, bem servidas e de fazer crescer água na boca...
> Não gastem o dinheiro em discotecas, pois há bares muito "catitas" que merecem ser conhecidos
> Há sempre (ou quase sempre) aeróbica na praia, pela manhãzinha! Se se conseguirem levantar cedo...
> Levem um colchão ou dois (dos de espuma) mais fortes, pois em muitos sítios do parque o chão é muito duro e há pedras.
> Esta praia parece que não queima, mas é como a Nazaré: queima e muito! É preciso muito cuidado! Não façam como nós e abusem do protector e não do Sol...

Muitas coisas mais se passaram, mas não posso revelar, pois iria expor muitas vidas e a minha poderia correr perigo...

Texto de Ana "Péu"

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
keria-t prgntar se sabias us preçárius du parqu du pedrogão.
Se soberes pff deixa aki na página k eu dps venhu vr

obrgd

Teresa O disse...

A informação sobre preços deve poder ser encontrada aqui. Contactos aqui.

Aproveito para actualizar ligações:
> Portal da Região de Turismo de Leiria / Fátima
> Município de Leiria
> Leirisport - Desporto, Lazer e Turismo em Leiria
> Parque de Campismo Municipal Praia do Pedrógão