Belfast Journal

Olá, Prof. Teresa!
Após prolongada ausência, finalmente regresso às minhas crónicas, agora com mais regularidade, prometo!
Durante a Teaching Practice, especialmente no início, andei sempre sob stress e, normalmente, como às 17h, 18h, quase todos os dias, costumo jogar futebol com os estudantes Erasmus, chegava sempre ao fim do dia muito cansado (e às vezes, meio lesionado!), e o facto de a sala dos pc's encerrar às 21h também é sempre um factor adverso para quem quer utilizar a Internet. Mesmo durante o fim-de-semana, só estão abertos até às 13h de Sábado e depois só reabrem na Segunda de manhã, o que me dificulta também com alguns trabalhos que tenho para fazer, pois, regra geral, o fim-de-semana é sempre quando temos mais tempo livre... E depois, existe a minha mãe... que, cada vez que me apanha no Messenger, nunca mais despega (-:
Quanto à Teaching Practice, para mim, já terminou e posso dizer que foi uma experiência muito enriquecedora. Entretanto, já se reiniciaram dois dos cursos que estamos a frequentar, sobre a Cultura Irlandesa, aspectos da sua sociedade e o papel da Irlanda na Europa. São mais duas semanas de 'lectures' e depois St. Mary's encerra para férias. Quanto ao nosso regresso às aulas, processar-se-á creio que a 18 de Abril e prolongar-se-á ainda por mais um mês. Vai ser durante este período que vou tentar conhecer algumas cidades da Grã-Bretanha e fazer publicidade ao nosso pequeno, mas encantador, rectângulo atlântico (apesar de não me pagarem para isso, sempre que posso, digo maravilhas de Portugal!!).
Ainda vou voltar à Escola nesta Quarta-feira, devidamente vestido de verde, pois a Professora com quem estive a trabalhar disse-me para lá voltar e assistir ao que eles têm preparado durante o dia. Os miúdos também vão todos vestidos de verde e deve ser engraçado assistir ao que vão fazer. Já tenho 3 cd's com fotos e filmes e vou aproveitar a ocasião para tirar mais umas quantas fotos... já passei das mil desde que cheguei!!!
A Ana foi Segunda-feira e hoje também ainda para a Escola, pois, como faltou dois dias, está a repô-los. Já não precisava de ir, mas a Ana fez questão de ir, e hoje é o dia da First Confession dos miúdos da sala dela e foi toda janota para a Escola!! Pelo que pude constatar, é sempre tema de muitas conversas na Sala dos Professores e é de muita importância para eles, querem que esteja tudo perfeito para a cerimónia. Pelo que tenho observado, a religião é um tema omnipresente nas salas de aula da Escola onde estivemos (e recordo que se trata de uma Escola Pública), tal como as normas e regras estabelecidas, às quais é impossível fugir.
Acho muita graça aos uniformes escolares daqui: quando os alunos saem das respectivas escolas, é sempre possível saber a que escola pertencem, pois cada escola usa uniformes diferentes.
Sobre o futuro próximo, esta quinta-feira, dia 17 de Março, é o dia de St. Patrick e feriado nacional, pelo que vou, juntamente com muitos dos estudantes do programa Erasmus, até Dublin, assistir às celebrações de St. Patrick e ao desfile, que, pelo que me dizem e já tive a oportunidade de assistir na televisão, é sempre muito colorido e é, certamente, o dia de maior significado para eles durante o ano... algo como o Carnaval para os brasileiros, mas com conotações religiosas. Tenho tido oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre a cultura irlandesa e o seu povo, e as celebrações do 17 de Março em Dublin constituem uma excelente oportunidade para os aumentar um pouco mais... tal como a minha colecção de fotos!! Quanto à Ana, preferiu não ir, pois tem voo marcado hoje para Londres.
Entretanto, nas próximas crónicas, que vou tentar escrever nos próximos dias, vou ver se falo dos sítios já visitados que ainda não mencionei e actualizar sobre o que entretanto vai decorrendo.
Saudações Irlandesas,
Pedro Bicho



> Esta e outras fotos no site oficial: St. Patrick's Festival 2005.

Sem comentários: