Igreja suspensa
Cairo (Egipto), Agosto de 2024
A Igreja Copta de Santa Maria Virgem (oficialmente, Sitt Mariam), também conhecida como Igreja Suspensa (em árabe, al-Kanīsah al-Mu'allaqah, ou apenas El Moallaqa), é uma das mais antigas do Egipto, havendo referências a uma igreja neste local, desde o século III. Situa-se no Cairo histórico, no bairro copta. A Igreja Copta Ortodoxa de Alexandria enquadra-se na Ortodoxia Oriental, tendo-se afastado, ao longo dos séculos, tanto da igreja romana como da bizantina.
As igrejas do bairro copta foram construídas após a conquista árabe (640). A Igreja Suspensa foi atestada pela primeira vez em documentação sob o Papa José I de Alexandria (831-849), por ocasião de uma obra de restauro. O edifício foi também amplamente reconstruído na época do Papa Abraão (ou Efrém I, 975-978) e, posteriormente, sofreu várias outras destruições e restauros. No final do século XVIII, ocorreu uma grande remodelação do edifício, que lhe conferiu o aspecto actual.
A entrada, ao nível da rua é feita por portões de ferro sob um arco de pedra em ogiva (imagem do topo). A fachada do século XIX, com torres sineiras gémeas, é visível ao passar por um pátio estreito decorado com motivos bíblicos modernos. A designação de Igreja Suspensa provém da sua localização sobre um dos portões da Fortaleza de Babilónia. Porém, o nível do solo subiu seis metros desde a época romana, tornando a sua posição elevada menos notória. Mesmo assim, a igreja é precedida por uma escadaria de vinte e nove degraus, o que levou os primeiros viajantes europeus a chamar-lhe "Igreja da Escadaria". Subindo as escadas e passando pela entrada, encontra-se outro pequeno pátio que conduz ao pórtico exterior do século XI.

A igreja é composta por duas partes: uma igreja principal com planta de basílica e, no lado sudeste, uma capela e um baptistério, estando as duas partes ligadas por uma colunata. A igreja principal mede 23,5 m comprimento, 18,5 m de largura e 9,5 m de altura e é constituída por nartece, nave central e quatro corredores laterais, sem matroneu. O tecto é de madeira, em forma de arca de Noé.


O ambão (púlpito), de mármore branco e colorido, suportado por quinze graciosas colunas islâmicas montadas sobre uma laje de mármore branco, data do século XI.

Existem três santuários no lado nascente da igreja: o do meio é dedicado à Virgem Maria, o da esquerda a São Jorge e o da direita a São João Baptista. O painel de madeira que divide os espaços (iconóstase) é uma obra de arte única, ricamente decorada com padrões geométricos e cruzes em ébano e marfim, encimada por ícones magníficos.



A Igreja Suspensa alberga um total de 110 ícones, na sua maioria, do século XVIII. Na parede sul da igreja principal, existe um ícone de São Marcos Evangelista (primeiro Patriarca, ou Papa, da Igreja Ortodoxa Copta) que data do século XV. O mais antigo é a "Mona Lisa Copta", que remonta ao século VIII e representa a Virgem Maria, Jesus Cristo e São João Batista. Chamam-lhe assim porque, tal como na pintura de Leonardo da Vinci, parece que os olhos da Virgem nos seguem, em todas as direcções.

Sem comentários:
Enviar um comentário