Fuga para o Egipto


Cairo (Egipto), Agosto de 2024

A Igreja dos Santos Sérgio e Baco, também conhecida como Abu Serga (ou Abu Sarga), é uma das igrejas coptas mais antigas do Egipto. Localiza-se no bairro copta, no Cairo Antigo. Foi construída no século IV e, provavelmente, concluída durante o século V. Ardeu no incêndio de Fostate, durante o reinado de Marwan II, por volta de 750, foi restaurada durante o século VIII e tem sido reconstruída e restaurada constantemente desde a época medieval (nomeadamente, nos séculos XI e XVII e em 2000). Contudo, ainda é considerada um modelo das primeiras igrejas coptas. É dedicada aos soldados romanos cristãos Sérgio e Baco, martirizados na Síria, no século IV, cujas relíquias são guardadas nesta igreja.




Segundo a tradição, assim como vários historiadores, entre eles o teólogo Hipólito de Roma e o Papa Teófilo I, 23.º Patriarca de Alexandria (385-412), a igreja de Abu Serga foi construída sobre a gruta onde a Sagrada Família descansou três semanas, durante a sua fuga para o Egipto, tendo aí vivido, enquanto José trabalhava na Fortaleza de Babilónia. Sob a igreja, a cripta tem 10 metros de profundidade, chegando a ficar inundada, quando os níveis do Nilo sobem, e abriga o poço do qual a Sagrada Família bebeu, a pedra sobre a qual o menino Jesus dormiu e algumas pedras que pisaram, todos devidamente sinalizados.



Tal como várias outras igrejas cristãs primitivas, a Igreja de Abu Serga foi concebida no formato de uma basílica, com três partes: o nartece, a nave e o santuário (a gruta fica sob o santuário). A nave é acompanhada por dois corredores laterais, dos quais está separada por doze colunas, onze de mármore branco e uma de granito vermelho. A nave e os dois corredores laterais formam um rectângulo com 27 m de comprimento e 17 m de largura, com uma altura de cerca de 15 m. Algumas das colunas de mármore apresentam vestígios claros de figuras que, provavelmente, representam santos. Capitéis coríntios originários de edifícios mais antigos foram colocados entre os fustes das colunas e as arquitraves de madeira que suportam o telhado, construído no formato da arca de Noé.
A extremidade poente da igreja é ocupada por um corredor de retorno. No lado leste, um santuário tripartido está separado do salão das congregações por uma impressionante iconóstase de madeira, decorada com ébano e marfim, cuja parte mais antiga remonta ao século XIII. No lado noroeste, existe um baptistério. Nas paredes da igreja, vêem-se belíssimos ícones, com várias cenas da vida de Cristo, da Virgem Maria e de diversos santos. O púlpito de mármore é uma cópia moderna do que está na igreja vizinha de Santa Bárbara. Partes do púlpito original de madeira foram levadas para o Museu Copta e também para o Museu Britânico, em Londres. Por cima dos corredores laterais e de retorno, existe uma galeria com duas capelas (uma dedicada a Sérgio e Baco, a outra a Abraão, Isaac e Jacob) que são utilizadas para serviços privados e durante o jejum da Páscoa.





A igreja tem uma grande importância histórica, por aí terem sido eleitos muitos patriarcas da Igreja Copta, o primeiro dos quais foi o Papa Isaac de Alexandria (689-692). É a igreja episcopal do Cairo, e foi a Sé episcopal do Cairo Antigo, substituindo a antiga Sé de Babilónia. Muitos bispos da Sé foram consagrados nesta igreja, até ao pontificado de Cristódulo de Alexandria (1047–1077), que quis ser consagrado na Igreja Suspensa, o que desencadeou uma forte rivalidade entre ambas.






Para melhor apreciar a Igreja de Abu Serga, é possível fazer uma visita virtual, aqui.

Heavens above (79)








Portalegre, Dezembro de 2024


Belém, Lisboa, Dezembro de 2024


Portalegre, Janeiro de 2025