Faróis


Phare de la jetée des Pâquis (Feu des Pâquis),
Genebra (Suíça), Dezembro de 2006


Dizia eu, há dias, que gostava de coleccionar faróis. A bem da verdade, não colecciono, não, mas poucos passam por mim desapercebidos. Alguns, fotografo-os sempre que me cruzo com eles.
Colecção a sério, tem-na a Universidade da Carolina do Norte, que elaborou um directório de faróis, incrivelmente completo, com dados sobre mais de 14.800 faróis de todo o mundo. De Portugal, parece-me que tem até mais listados que a Direcção de Faróis. A de Anke e Jens também está bem arrumadinha.
Eu, se os coleccionasse a sério, saberia que este farol não se situa na Fiónia, mas sim na pequena ilha vizinha de Sprogø.


Sprogø fyr, Sprogø (Dinamarca), Agosto de 2007

Já o de Kronborg é difícil de confundir.


Kronborg fyr, Helsingør (Dinamarca), Agosto de 2007

E, de momento, mais três da Nova Inglaterra. Outros hão-de aparecer, que, eu, posta a vasculhar os álbuns, nunca se sabe o que vou encontrar.


Portsmouth Harbor Light, New Castle (New Hampshire, E.U.A.), Agosto de 2001
(mais aqui, aqui, aqui e aqui)



Whaleback Light, Kittery (Maine, E.U.A.), Agosto de 2001
Do outro lado da foz do rio Piscataqua (mais aqui, aqui e aqui)



Cape Neddick "Nubble" Lighthouse, York (Maine, E.U.A.), Agosto de 2001
(mais aqui, aqui e aqui)

Sem comentários: