Svendborg


Svendborg (Dinamarca), Agosto de 2007

Como não nos demorámos muito em Odense, por causa da chuva, chegámos a Svendborg demasiado cedo para o nosso encontro. E continuava a chover. Estacionámos no centro, demos umas voltas por ali e acabámos a comer qualquer coisa num kebab, numa rua comercial.



Do centro de Svendborg, retive os imponentes edifícios históricos, maioritariamente em tijolo, vestígios, certamente, de um passado industrial e comercialmente relevante, e as igrejas medievais:



Sankt Nicolai Kirke: a igreja de S. Nicolau reclama para si o título da mais antiga de Svendborg (construção primitiva iniciada, crê-se, por volta de 1180), apesar de ter sofrido grandes intervenções e modificações ao longo do tempo.



Vor Frue Kirke: a igreja de Nossa Senhora, cuja construção foi iniciada em meados do século XIII, gaba-se, por sua vez, de ser a maior do Sul da Fiónia.



Anne Hvides Gård: o edifício residencial mais antigo de Svendborg (ca. 1560) alberga hoje o museu da cidade.



Sct. Nicolai Apotek: farmácia de S. Nicolau, inaugurada em 1897.



Wiggers Gård: casa comercial construída em 1939, ao estilo renascentista; tem um catavento lindíssimo, em forma de barco, que, na altura, me passou despercebido (quem é que me arranja uma fotografia em condições?).



Svendborg Dampmølle: construído em 1858, o armazém amarelo foi inicialmente um celeiro, depois um moinho a vapor, tendo ocupado, durante mais de um século, uma posição de destaque no panorama industrial da região.

Sem comentários: