Pelourinho de Nisa


Nisa, Junho de 2021

O Pelourinho de Nisa data de meados do século XVIII, altura em que terá sido erigido, diante da Casa da Câmara, em substituição do antigo pelourinho manuelino. Em 1877, foi demolido, tendo sido ordenada a venda da pedra. Em 1917, parte da antiga estrutura servia de suporte a uma bandeira indicativa da venda de petróleo, junto à capela do Calvário.
Foi classificado como Imóvel de Interesse Público, em Outubro de 1933. Porém, em 1938, segundo registos da época, ainda os degraus serviam de bancos públicos no Rossio da vila e o fuste, à entrada do mesmo, era usado como poste para afixação de cartazes, enquanto os restantes elementos se encontravam guardados num armazém camarário. Em 1940, foi removido para o local onde hoje se encontra, na Praça do Município.



"Estrutura em cantaria de mármore, composta por soco quadrangular de três degraus, tendo, ao centro, plinto muito alto, paralelepipédico, ornado em cada face por dois florões. Sobre ele uma coluna de base muito baixa, fuste piramidal octogonal e capitel simples ostentando numa das faces um brasão esculpido; sob ele arrancam quatro ferros recurvos. Remate em pinha coroada de esfera armilar em ferro e sobre ela uma mão empunhando uma espada também em ferro."

Sem comentários: