Pelourinho de Vila Real
Vila Real, Agosto de 2022
O Pelourinho de Vila Real terá sido edificado em 1515, na Rua da Praça (actual Largo do Pelourinho), quando Vila Real obteve novo foral, concedido por D. Manuel I. O actual pelourinho só possui do original a coluna octogonal, enquanto o resto é uma cópia do original, que terá sido destruído.
Vila Real foi elevada a cidade em 20 de Junho de 1925, após o que se considerou reconstruir o pelourinho, a partir de uma imagem antiga e aproveitando parte do fuste e algumas pedras soltas. Em 1935, foi reerguido junto à fachada principal da Câmara Municipal, no topo Sul da Avenida Carvalho de Araújo. Em 1996, foi transladado para o Largo do Pelourinho.
É formado por uma base de quatro degraus octogonais, sobre a qual assenta um paralelepípedo também octogonal, que suporta o fuste; sobre o fuste octogonal, capitel tronco-piramidal de secção octogonal invertido, suportando gaiola coberta por cúpula facetada, rematada ao centro e nos ângulos por florões. A gaiola, de planta octogonal, tem em quatro faces arcos de volta perfeita, chanfrados, e nas restantes faces, mais estreitas, pilaretes postos de ângulo; no seu vértice, uma cruz em ferro com uma bandeirola.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Sem comentários:
Enviar um comentário