Hotel Gellért


Budapeste (Hungria), Fevereiro de 2007

O Hotel Gellért é um dos mais famosos hotéis históricos da Europa. Inaugurado em 1918, é um portento de Arte Nova, mesmo aos pés do Monte Gellért (Gellért-hegy), na margem do Danúbio, em frente à Ponte da Liberdade (Szabadság híd). Mirei-o de fora, com respeito, em 2002, quando subi o monte, mas não cheguei a entrar.
Em Fevereiro de 2007, quando o chefe nos disse que íamos lá pernoitar, pensei que estava a brincar, que o projecto não tinha nenhum orçamento milionário. O que eu não sabia é que o chefe é mesmo bom a programar viagens e que tinha descoberto que, em época baixa, se conseguiam uns preços quase de saldo por uns quartinhos dos fundos. O meu, acho que até ficava na cave, era minúsculo, imagino que tivesse sido projectado como quarto de 3.ª, ou mesmo para a criadagem, mas cumpria as funções, sobretudo para quem só o usava por uma noite. A parte melhor é que, uma vez hospedados, tínhamos acesso livre a todas as comodidades do hotel, banhos termais incluídos. Só então percebi por que é que o chefe nos tinha mandado levar fatos de banho.
De manhã cedo, fomos explorar o spa: piscina termal, vários níveis de sauna e tudo o mais que conseguimos aguentar. E saímos de lá direitinhos para a neve, que tinha começado a cair. Foi uma despedida e tanto.










A Ponte da Liberdade (Szabadság híd)

Sem comentários: