Papa-unescos (IX)


Budești (Roménia), Fevereiro de 2007

(40) Igrejas de madeira de Maramureş (Roménia)

São oito, as igrejas de madeira de Maramureş inscritas na lista da UNESCO. A única classificada que conheci foi a Igreja de São Nicolau, em Budești Josani, datada de 1643, cuja torre se distingue pelos quatro pináculos na base. Não entrámos, que a senhora de casaco vermelho que nos abriu o portão não tinha licença para tanto, nem tirou os olhos de cima de nós enquanto por lá andámos, a inspeccionar a perfeição da construção, o altar de Verão, em frente, e o cemitério.













Antes, tínhamos visitado a igreja do Mosteiro de Săpânța-Peri, que se gaba de ser a igreja de madeira mais alta do mundo, com uma torre de 78 metros. Não está abrangida pela classificação da UNESCO, porque é uma construção recente, erigida segundo as técnicas antigas, totalmente em madeira, sem um único prego de metal.
O mosteiro, dedicado a São Miguel Arcanjo, foi fundado em 1997, na aldeia de Săpânța, querendo homenagear e fazer reviver a antiga comunidade religiosa da vizinha localidade de Peri, antes no perímetro histórico da região de Maramureş e hoje em território ucraniano. A construção da igreja foi então iniciada, e estava perto do final, quando a visitei. Como vantagem, pude ver de perto pormenores da construção; a desvantagem era não ter ainda a decoração interna.










Săpânța (Roménia), Fevereiro de 2007

Sem comentários: