Fora do centro


Baia Mare (Roménia), Fevereiro de 2007

Fora do centro, Baia Mare é assim. Na memória, ficou-me cinzenta, talvez do tempo chuvoso, porque notas de cor não faltavam, nem que fosse no envelhecido parque automóvel, cheio de Dacia.



Austera, sim, na arquitectura residencial, nos edifícios públicos e no ar grave das estátuas.
A primeira imagem com que fiquei, da janela do meu quarto, foi esta:



Depois, saímos, fomos até à Universidade, pelas margens do rio Săsar, e voltámos por largas avenidas, até ao centro. Pelo caminho, fui disparando para alguns motivos que me chamaram a atenção.











Os heróis, vi-os homenageados assim:





Já no caminho para Baia Mare, passando por Carei, tinha tropeçado neste Monumento ao Soldado Romeno (Monumentul Ostașului Român):


Carei (Satu Mare, Roménia), Fevereiro de 2007

A bem da verdade, não há nada que bata a minha experiência com o Parque das Estátuas, no Memento Park, em Agosto de 2002. Digna de um filme. Mas vai ter de ficar para outra vez.

Sem comentários: