#TBT: Debrecen, 2007


Debrecen (Hungria), Fevereiro de 2007

Uma das coisas de que mais gosto, na minha vida profissional, é que, de vez em quando, me leva a outras paragens. Entre 2005 e 2007, um projecto em que participei fez-me viajar pela Europa, entre as outras instituições envolvidas, situadas, respectivamente, em Belfast, Łódź, Baia Mare e Ostrava.
Éramos uma divertida equipa de quatro portugueses, dois homens e duas mulheres, a aprender novos hábitos de trabalho, novos costumes, gastronomia, cultura e paisagens.
Em Fevereiro de 2007, tínhamos uma reunião de trabalho marcada em Baia Mare, no Norte da Roménia, na região de Maramureș, onde nos iríamos encontrar com os restantes colegas das outras instituições europeias. A distância da capital e os custos envolvidos fizeram o coordenador do projecto pensar num percurso mais acessível, em todos os aspectos, que nos levou, de avião, de Lisboa a Budapeste, onde alugámos um carro e seguimos por estrada até ao nosso destino.
A distância era de pouco mais de 400 km, mas, a juntar à viagem de Lisboa e ao adiantado da hora, em tempo chuvoso, fazer tudo de uma assentada tornava-se pesado. Assim, o chefe decidiu que pernoitaríamos pelo caminho, já perto da fronteira com a Roménia, na segunda maior cidade da Hungria, Debrecen.
Escusado será dizer que não tivemos oportunidade de conhecer muito da cidade, onde já chegámos depois de escurecer e de onde partimos de manhã bem cedo. Mas foi a pensar nisso que o chefe nos reservou alojamento no centro, no Grand Hotel Aranybika.
Apesar de ter uma história que remonta ao século XVII, o actual edifício do hotel data de 1915 e, como os grandes hotéis da época, é um festival de grandiosidade e Arte Nova. Lembro-me dessa impressão, quando lá entrei, e de pouco mais.
Como o tempo era pouco, não chegámos sequer a sair do centro, e tudo o que consegui registar, além da fachada do hotel e de algumas fotos do interior, foram pormenores da envolvente exterior e a vizinha igreja protestante calvinista, Nagytemplom.











Sem comentários: