Mae dau teithiau trwy Ganolbarth Cymru


Pontarfynach (Ceredigion, País de Gales, Reino Unido), Agosto de 2004

Gosto muito de línguas, fascinam-me as que não domino, e adoro brincar com o tradutor Google. Se desta vez não me enganou muito, o título acima quer dizer algo como "Dois passeios (ou viagens) pelo País de Gales Central". É só mais uma oportunidade para brincar e para recordar as duas excursões que fiz, a partir de Aberystwyth, integradas no programa social do congresso.
A primeira, mais curta, foi a Devil's Bridge (Pontarfynach), uma pequena localidade conhecida por uma ponte tripla, verdadeira obra do demo, e pelas belas quedas de água do rio Mynach. É há muito uma atracção turística, pelo que foi inaugurada, em 1902, uma linha de caminho-de-ferro a ligá-la a Aberystwyth (Vale of Rheidol Railway), que foi o meio de transporte que usámos.





Por alguma razão que já não recordo, não fiquei com nenhuma imagem decente da Ponte do Diabo, pelo que as imagens que aqui uso, para combater o esquecimento, foram retiradas daqui e daqui. São, na verdade, três pontes sobrepostas, construídas, respectivamente, em 1075-1200, em 1753 e em 1902.





A segunda excursão, mais longa, exigiu transporte de autocarro, até Elan Valley, para visitar as represas e, com sorte, avistar algum milhafre real (se bem me lembro, conseguimos ver um, a planar lá no alto). É uma zona muito bonita e, apesar do tempo cinzento, valeu a visita.








O Centro de Visitantes de Elan Valley, visto de Caban Coch (Powys, País de Gales,
Reino Unido), Agosto de 2004

Sem comentários: