Percurso do Contrabando do Café


(clicar na imagem para aumentar)

Sempre soube que, um dia, havia de fazer o Percurso do Contrabando do Café, organizado pela Câmara Municipal de Marvão. O passado sábado foi esse dia.
Concentração às 8h30, na antiga escola primária de Galegos, para um pequeno almoço de contrabandista: migas de pão com carne de porco frita e café de panela. Já depois das 9h00, iniciámos a caminhada, que nos levou, serra abaixo, serra acima, de Galegos a La Fontañera (o que eu gosto dessa aldeia!), uma volta pela Sierra de San Pedro, até à Sierra Fría, de onde descemos em direcção à Pitaranha e continuámos para Galegos (a ortografia revela o lado da fronteira).
Como eu esperava, é um percurso muito bonito, difícil nas subidas mais íngremes, mas com vistas fantásticas. A organização também era excelente e os desvios bem assinalados. Não nos faltou nada, nem animação. Pelo meio da conversa, fiquei ainda com mais vontade de tentar a Rota do Contrabando, entre Montalvão e Cedillo, que, apesar de maior e mais exigente, mete travessia de barco e tudo. Este ano, já não fui a tempo de me inscrever, mas, para o ano, não conto falhar.
E Galegos que espere por mim, que para a próxima lá estarei!


Galegos, Marvão ao fundo


Passada La Fontañera (Valencia de Alcántara)




Pela Sierra de San Pedro




Ao passar a fronteirinha


O marco 684A, que eu já tinha apanhado, num passeio da
Pitaranha até à fronteira, numa época em que o excesso de
marcos bloqueou a minha colecção. Pode ser que lhe 
vazão agora...








Galegos (Marvão), Maio de 2017

Sem comentários: