Vhils


Portalegre, Maio de 2017

Eu bem que andava a pensar procurar alguma obra de Alexandre Farto, que me afiançam havê-las bem bonitas por aí, mas, como não me decidia, vieram três delas a Portalegre, no âmbito do projecto Habit'ARTE -- Cultura, Património e Arte. Trata-se de uma rede de património, com vista ao intercâmbio cultural entre os municípios de Portalegre e Elvas. Em Portalegre, estão em exposição, entre 20 de Maio e 27 de Agosto, obras de Rui Sanches, Vhils, José Pedro Croft, João Galrão e Manuel Rosa, distribuídas por diversos espaços expositivos da cidade.
As três obras de Alexandre Farto aka Vhils pertencem à colecção António Cachola, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, e estão em exposição na Galeria de São Sebastião, no edifício da Câmara Municipal.


Lancetar 2, 2014
Portas antigas de madeira, gravadas, cortadas e montadas



Diorama Series #2, 2012
Esferovite cortada a quente e colada à mão


Gosto de todas, mas impressionou-me, particularmente, esta -- uma grande quantidade de caixotes que se estendem desde o início da exposição; primeiro, um a um; aumentando, gradualmente, em número, ao longo das paredes e curvas do espaço; até desembocar numa gigantesca sobreposição, em grandes muros verticais.






Building 3 steps, 2006
Caixas de chapa zincada, madeira, tinta de água, spray,
tinta perm., lixívia, máscara de silicone


A instalação original, com Miguel Maurício, é esta: partes 1, 2 e 3 (e só agora algumas coisas começam a fazer outro sentido).

Sem comentários: